26 abril, 2010

Retomando um pouco sobre o que já havia sido comentado, a utilização pacífica da energia nuclear sempre foi motivo de grandes discussões. As maiores preocupações acerca do assunto é a possibilidade de ocorrerem acidentes. A radiação liberada no meio ambiente pode ferir gravemente e matar pessoas e outros seres vivos.
Como comentado anteriormente, a usina de Chernobyl foi um dos maiores acidentes nucleares já existentes. Mass assim como a de Chernobyl, tiveram outros muito importantes como o correram no reator número 2 da usina Three Mile Island, na Pensilvânia – EUA, em 1979.

O Brasil também já foi palco de um acidente radiológico, ocorrido em 1987, na cidade de Goiânia. Na ocasião, o elemento radioativo era o césio 137. Esse acidente causou a morte de 4 pessoas, além dessas, outras 678 foram contaminadas diretamente, segundo dados do Ministério da Saúde.


Para compreender melhor o que foi comentado, foi usado como fonte o site http://www.brasilescola.com/fisica/acidentes-nucleares.htm

24 abril, 2010

Nucleares e de radiação

Durante o nosso blog, vamos falar de muitos acidentes nucleares. Pesquisando mais sobre isso, nosso grupo descobriu que a duas maneiras de dividi-los. Há acidentes “nucleares” e "de radiação”. Um exemplo de acidente nuclear pode ser aquele no qual o núcleo do reator é danificado, tal como em Three Mile Island, enquanto um acidente de radiação pode ser um evento de acidente de Medicina Nuclear, onde um trabalhador derruba a fonte de radiação (a substância radioativa: o radionucleotídeo) num rio. Acidentes de radiação são mais comuns que acidentes nucleares, e são freqüentemente de escala limitada.

Fonte: Wikipédia

20 abril, 2010

365 razões para se opor à energia nuclear

Para complementar o último post, vou postar o link de uma apresentação do Greenpeace que mostra em forma de calendário 365 razões para se opor à energia atômica, além de fotos que documentam pessoas que tiveram suas vidas alteradas por causa da energia nuclear.
http://www.greenpeace.org.br/chernobyl/presentation/pr_tscherno.html

18 abril, 2010

Usina de Chernobil.

Talvez seja o exemplo mais clássico de um desastre ocorrido por causa de uma usina nuclear, mas Chernobil é considerado o pior caso até hoje. Produziu uma nuvem de radioatividade que atingiu a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido, com a liberação de 400 vezes mais contaminação que a bomba que foi lançada sobre Hiroshima. Foi um acidente tão grandioso que se torna difícil dizer com precisão o número de mortos causados por seus eventos, devido às mortes esperadas por câncer, que ainda não ocorreram e são difíceis de atribuir especificamente ao acidente.
O acidente em Chernobil ocorreu no início da madrugada do dia 26, aproveitando um desligamento de rotina, procederam-se à realização de alguns testes para observar o funcionamento do reator a baixa energia. Os técnicos encarregados desses testes não seguiram as normas de segurança e pelo fato de o moderador de neutrons ser à base de grafite, o reator poderia apresentar instabilidade num curto período de tempo, o que acabou por acontecer. As pessoas foram alertadas 30 horas depois do acidente, até então, tudo havia sido mantido em segredo.

Fontes: Wikipédia